Alunos e docentes debatem situação do curso no Mobiliza Educom


Reportagem: Cynthia Caroline
Edição: Iury Sarmento e Sabryna Simões


Ocorreu nesta quinta feira, 16, no Auditório da UAAMI/DART e na sala do BW8 uma mobilização com alunos do curso de Comunicação Social – Educom na UFCG e professores, nomeada Mobiliza Educom, momento organizado e idealizado durante uma reunião de colegiado que buscou discutir o futuro do curso de Educomunicação.

O principal intuito da mobilização é trabalhar a conscientização dos alunos, principalmente entre os novos (feras), sobre o que vem acontecendo como a falta de equipamento, a política de contratação de professores, entre outras questões, na busca por respostas e ações coletivas para reivindicações.

Em um primeiro momento ocorreu uma mesa redonda composta pelos professores Diogo Lopes, Danielle Andrade e Assis Moura que debateram as condições em que o curso se encontra, trazendo problemáticas que carregam desde o seu começo, assim como a falta de visibilidade e de investimento que impedem o crescimento e uma maior qualificação no ensino dos seus alunos, além do momento com alguns jovens do Levante Popular da Juventude, entre eles Bianca Liège, Ana Holanda e Renato Pires, juntamente com a professora Maíra Nunes. Eles discutiram problemáticas nas universidades públicas.

Em seguida houve apresentação de alguns trabalhos de graduandos, entre eles um vídeo produzido por Andrey Cardozo, Paloma Guedes, Salathiel Dias e Jaedis Dutra para a disciplina de Oficina de Criação, ministrada pela professora Lígia Coeli. O vídeo faz uma crítica em tom de ironia à atual situação do curso. Ainda houve a distribuição de um fanzine produzido também para a disciplina de Oficina de Criação pelos alunos André Felipe, Ruty Lima e Thascilla Oliveira.

Ao final do dia, houve um grande debate entre os próprios alunos, que puderam expressar seus anseios, críticas, questionamentos e as carências que sofrem em determinados aspectos do curso, deixando agendado uma próxima reunião quinta feira, 23, onde fecharam as ideias e colocaram em prática tudo que foi posto e discutido durante o dia de hoje e no decorrer da semana buscando solucionar e lutar por suas causas diante a Reitoria da Universidade.

Comentários

Postar um comentário