Segunda edição do ComunicArtes realiza intervenção artística na UFCG

Reportagem: Djane Assunção


Foi realizada nessa terça-feira (08), a segunda edição do Projeto ComunicArtes - Comunicação Através das Artes, uma intervenção artística desenvolvida por alunos do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

O ComunicArtes possui direção executiva de Tathiany Barbosa e Camila Carvalho, alunas do 3º período do curso de Comunicação Social e que conta com a participação de outros alunos de diferentes períodos do curso, integrantes de grupos de dança de Campina Grande e regiões vizinhas, além da família das duas jovens.

Camila (à esquerda) e Tathiany (à direita).

O ComunicArtes

O projeto nasceu da intenção de trazer uma proposta social que utilizasse a arte como instrumento de comunicação, usando a expressão artística para desenvolver um diálogo comunicativo com a sociedade. O objetivo principal é buscar o fortalecimento da arte através dos agentes culturais, humanizando e dinamizando a comunidade interna da UFCG, e fomentando espaços para as manifestações de talentos na Universidade e também na cidade de Campina Grande e municípios vizinhos.


Como apoio docente, o ComunicArtes tem na figura da professora e coordenadora do Curso de Comunicação Social da UFCG, Raija Almeida, grande incentivo e auxílio epistemológico, além de ajuda nas ações práticas promovidas pelo grupo de alunos.

“É mais uma família CcomunicArtes, pois mesmo sendo eu e Camila que tivemos a nossa ideia, o projeto tem a colaboração de muita gente próxima de nós. A gente precisava dessa colaboração para tudo isso acontecer. E indiretamente a professora Raija nos ajudou e sempre nos apoiou desde a primeira edição do evento. Como ela tá viajando agora, infelizmente não tinha como ela nos auxiliar mais de perto nessa segunda edição”, disse Tathiany.

Segunda edição do ComunicArtes

O projeto estreou com um evento que aconteceu no dia 15 de Julho de 2016, em uma das praças da UFCG campus de Campina Grande e trouxe apresentações de músicos, grupos de dança e outras manifestações artísticas.

A segunda edição ocorreu nesta última terça-feira das 9h00 às 17h00 no local conhecido como “pracinha do CH (Centro de Humanidades)” da UFCG campus de Campina Grande. A proposta da segunda edição compõe parte da programação de recepção aos alunos calouros do curso de Comunicação Social da UFCG, que acontece anualmente com a intenção de integração da comunidade acadêmica.

O evento trouxe para o ambiente da Universidade apresentações de danças, repertório musical, espaço de vendas de material de brechó e ateliê, espaço de poesia, trabalhos realizados pelos alunos de Comunicação e até um espaço destinado para a gastronomia.


“Na verdade, essa edição foi para a galera se poetizar, ou seja, levar para casa uma poesia que se identifica. Na edição anterior trouxemos a ideia do ‘adote um livro’, dessa maneira, cada pessoa podia levar um livro para doar. Estamos tentando misturar ações artísticas, porque a gente ainda tá no processo de estudo para identificar onde podemos aplicar e ampliar cada vez mais o trabalho comunicativo e as ações da Educomunicação”, explicou Camila.

Uma ação especial realizada nesta segunda edição foi o Espaço de Ação Natalina, que se tratava de um local para coleta de alimentos não perecíveis para posteriormente serem doados para entidades que dão apoio a famílias carentes. A ação especial nasceu com a prerrogativa de levar àqueles, que por diversos motivos, carecem de uma mão amiga, um pouco de afeto e esperança.

A estudante de Arte e Mídia, Henny Gomes, que compareceu ao local do evento no período da manhã, falou acerca da importância do ambiente artístico criado durante essa edição do projeto: “é bastante importante que se engaje o pessoal através da arte, como a dança exercendo uma linguagem. É importante que eventos como esse aconteçam, não só dentro do ambiente acadêmico. A decoração chama atenção, e eu como gosto dessa coisa criativa estou adorando”, Disse.

Para mais informações sobre o ComunicArtes acesse a página do projeto na rede social Facebook: Projeto ComunicArtes

Comentários