Ser Educomunicador é antes de tudo, ser social

Postado por: Felipe Valentim


Alunas do 2º período de Educomunicação da UFCG desenvolveram junto as crianças atendidas pelo Instituto Paraibano de Combate ao Câncer (IPCCAN), um jornal mural com o tema família. O trabalho fez parte da disciplina de Práticas Laboratoriais em Editoração, ministrada pela professora Nina Rezende.

IPCCAN existe há pouco mais de três anos em Campina Grande, atendendo crianças portadoras de câncer e suas famílias, dando apoio psicológico, medicamentoso, pedagógico e social. A instituição é mantida apenas através de doações.

Para as alunas Ana Flávia, Bruna Duarte, Magda Arielly e Uliana Gomes, esta foi a primeira experiência realmente educomunicativa dentro do curso. A estudante Bruna Duarte relatou que esta foi a oportunidade de começar a entender o que a espera no futuro. “Foi muito gratificante, principalmente em perceber a recepção destas crianças com o conteúdo que quisemos passar”, enfatizou. “Produzir junto com eles o jornal mural foi uma experiência maravilhosa. Ainda mais ouvir suas histórias, ver a alegria que eles têm, apesar dos problemas”, salientou a aluna Uliana. “Estou ansiosa para voltar e mostrar o resultado do jornal que eles produziram”, completou.

“A visita a Instituição foi um dos trabalhos que mais gostei. Levar um pouco de alegria a essas crianças foi incrível. Eles precisam desse tipo de atividade frequentemente”, ressaltou Magda. “A educomunicação nos traz este desafio de não saber qual será a situação social dos sujeitos que iremos trabalhar, mas sempre temos que ter em mente, que antes de tudo, é preciso respeitá-los como seres humanos”, destacou Bruna.

Comentários