Estudantes de Educomunicação discutem possibilidades de inclusão para surdos

Reportagem: Franklin Alves


No último mês de julho, a turma do 2º período noturno do curso de Comunicação Social da UFCG recebeu a visita do Tiago Ferreira, formado em letras/LIBRAS e deficiente auditivo. Juntamente com o interprete Hebert Costa Rêgo, Tiago falou para a turma um pouco da sua experiência e das dificuldades que o deficiente auditivo ainda enfrenta na sociedade, e de como é importante o apoio da família, para que eles possam quebrar barreiras.

Segundo o Tiago uma das grandes barreiras que o deficiente auditivo enfrenta hoje em dia, é em relação à sua educação formal, pois a maioria das escolas não está preparada para acolher alunos com necessidades especiais, o que acaba dificultando o acesso dessas pessoas ao ensino regular. Mesmo em estabelecimentos que possuem interpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), é bem difícil para o aluno que é deficiente auditivo prestar atenção no interprete e no professor ao mesmo tempo.

Durante muita conversa e troca de experiências, foi percebido que há a necessidade de mais políticas de inclusão dos surdos na sociedade, pois pouco foi feito para que pessoas com esse tipo de deficiência se sintam parte do meio em que vivem. Uma destas políticas seria a implantação de mais escolas bilíngües para surdos, onde os alunos poderiam aprender a linguagem de sinais ao mesmo tempo em que iriam aprender o português formal, dando a estas pessoas um leque de possibilidades na sua formação educacional, qualificação profissional e empregabilidade.

Foi discutido também que, tão importante quanto à vontade do deficiente auditivo em aprender, é a o apoio da família e da sociedade, na acessibilidade para que esse aprendizado aconteça da melhor forma, para que juntos, eles possam quebrar barreiras e se reconhecerem como pessoas capazes de mudar a própria realidade.

Depois do encontro, intitulado pelo próprio Tiago de intercâmbio entre surdos e ouvintes, ficou no ar o desafio de como a comunicação social, através dos projetos educomunicativos, pode colaborar com a inclusão social e o exercício da cidadania, respeitando a cultura da comunidade surda e desenvolvendo espaços educomunicativos específicos para a surdez, que possam envolver o surdo, a família e a sociedade de um modo geral, ou seja, muito trabalho vem por ai!

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